CUT RN > LISTAR NOTÍCIAS > AGÊNCIA DE NOTÍCIAS > PRIMEIRA REUNIÃO DO ACT DA CLARO DEFINE REGRAS

Primeira reunião do ACT da CLARO define regras

22/09/2011

Escrito por: Direção do SINTTEL/RN

Na primeira reunião de negociação do ACT 2011/2012 da CLARO, realizada no dia 15/09, em São Paulo, a empresa tentou desconsiderar a existência de uma Pauta de Reivindicação Unificada, apresentada pela FENATTEL e Sindicatos filiados, trazendo uma minuta de redação para avaliação por parte dos trabalhadores.

A Comissão de Negociação Nacional não concordou com esta metodologia, até porque observou que, na minuta apresentada pela empresa, várias cláusulas e parágrafos haviam sido suprimidos e outras nem foram contempladas. Ou seja, de antemão a proposta de encaminhamento da empresa já trazia prejuízos e riscos aos interesses dos trabalhadores.

NADA DE RECEITA PRONTA – A Comissão da FENATTEL/Sindicatos ratificou para a CLARO que uma Pauta de Reivindicações foi entregue à empresa, a qual deve ser integralmente analisada e discutida pelas partes. A redação das cláusulas será realizada ao longo do processo negocial, devendo ser reservada uma última reunião para conclusão da minuta unificada, antes da realização das assembléias.

A Comissão de Negociação solicitou que a CLARO apresente dados sobre a remuneração (fixa e variável) dos vendedores de loja em âmbito nacional, uma vez que este assunto foi questionado em várias das assembléias realizadas quando do encerramento da campanha pelo PPR/2011.

A CLARO apresentou carta garantindo a data-base (outubro) e as partes confirmaram as datas das próximas reuniões: 27/09, 05/10 e 26/10.

UNIDADE DE AÇÃO – Os trabalhadores devem permanecer alertas, acompanhando o desenrolar das negociações e atendendo ao chamado e à orientação de seu Sindicato para mobilização. A participação de todos e o acompanhamento das atividades sindicais são imprescindíveis para o sucesso da campanha. O SINTTEL/RN e a FENATTEL continuam firmes no propósito de construir a unidade na luta dos trabalhadores em telecomunicações.