CUT RN > LISTAR NOTÍCIAS > AGÊNCIA DE NOTÍCIAS > DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS DEFICIENTES

Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes

21/09/2011

Escrito por: CUT

Hoje, 21 de Setembro, é o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes. A data foi instituída por ocasião de um encontro realizado em 1982, com a participação de todas as entidades nacionais. O dia 21 de Setembro foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições para este segmento da população. A data foi instituída oficialmente pela Lei nº 11.133, de 14 de Julho de 2005

No Brasil, segundo o IBGE, algo em torno de 24,5 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência, o que corresponde a cerca de 14,5% da população. Os direitos dos deficientes físicos estão garantidos na Constituição Federal do Brasil, que tem uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência, a exemplo da Lei nº 8.213/91, que estabelece cotas de pessoas com deficiências para empresas com 100 ou mais empregados.

Para o secretário de Políticas Sociais da CUT, Expedito Solaney, o dia 21 deve ser lembrado como uma data de luta e reflexão. “É um momento em que nós da CUT estaremos pautando duas agendas importantes. Primeiro é a questão do trabalho com o debate da Lei de Cotas e o seu efetivo cumprimento. O segundo ponto é a Educação, mais especificamente o Plano Nacional de Educação, onde está inserido a questão da educação inclusiva. Dados do PNAD ou catalogados historicamente mostram que as pessoas com deficiência que tem acesso a educação conseguem entrar no mercado de trabalho com inclusão e qualidade, pondo fim definitivamente à segregação.”

Fontes: