CUT RN > LISTAR NOTÍCIAS > AGÊNCIA DE NOTÍCIAS > PLANO DE CARGO, CARREIRA E SALÁRIOS CONTRIBUI PARA MAIORES AUMENTOS SALARIAIS

Plano de Cargo, Carreira e Salários contribui para maiores aumentos salariais

02/02/2012

Escrito por: Direção do Sindágua/RN

A categoria tem um Plano de Cargo, Carreira e Salários que está em fase de revisão. Este benefício, tão sonhado pelo funcionalismo público estadual, sendo inclusive motivo de greves para sua implantação, tem ao longo dos anos anulando as perdas salariais dos caernianos. Segundo estudo encomendado pela direção do Sindágua/RN ao DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos, sobre o déficit salarial .

Em 2010, os trabalhadores conquistaram uma média de 9,88% de reajuste em seus salários (inflação de 5,88% + 4% em média das promoções que contemplaram 95% da categoria). Em 2011, a conquista foi de 10,3% (inflação de 6,30% + 4% em média das promoções que contemplamrão os trabalhadores com data retroativa a dezembro de 2011).

Daí vem a importância de continuar na luta pela revisão do Plano de Carreira que atenda as expectativas dos trabalhadores. Existe uma comissão formada pelos representantes da direção do Sindágua e da CAERN tratando do assunto. Em breve o Sindicato estará discutindo com a categoria todos os aspectos abordados.

O reflexo do quadro de lutas e de conquistas mostra que as maiores empresas de saneamento do país com faturamento e lucratividade estão anunciando concursos com salários e benefícios inferiores aos praticados pela CAERN é o caso da SABESP - maior empresa de saneamento do Brasil. Isso demonstra que os trabalhadores estão no caminho certo e devem continuar na luta para manter e ampliar suas conquistas com qualidade de vida e dignidade.