Twitter Facebook

CUT RN > CLIPPING > PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO DÉCIMO SEGUNDO CONGRESSO ESTADUAL DA CUT/RN SERÁ ABERTA HOJE

Programação oficial do décimo segundo Congresso Estadual da CUT/RN será aberta hoje

Escrito por Rádio Princesa do Vale
31/05/2012

Edição nº 3 Thursday, 31 de May de 2012
Fechamento: 12:58


Com a expectativa de reunir lideranças sindicais vinculados à entidade de todas as regiões do Rio Grande do Norte, inicia-se hoje, quarta-feira, dia 30, às sete da noite, o programa oficial do décimo segundo Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte, CECUT/RN. O evento, que se prolongará até a próxima sexta-feira, 1º de junho, ocorrerá nas dependências do Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves, na capital do Estado. O tema central é ‘Liberdade e Autonomia Sindical: Democratizar as Relações de Trabalho para Garantir e Ampliar Direitos’.

 

Segundo informação da comissão organizadora do CECUT, são aguardados ao evento 260 delegados de 168 entidades sindicais, entre federações, sindicatos rurais e urbanos, dentre outros órgãos vinculados à CUT/RN. O Congresso se constituirá na oportunidade em que a militância cutista potiguar promoverá um balanço da conjuntura e encaminhamentos de luta envolvendo a parceirização decorrente da terceirização dos serviços públicos, judicialização de movimentos grevistas, luta dos servidores estaduais pelo Plano de Carreira, valorização da Agricultura Familiar, formação, juventude no contexto sindical e a organização feminina.

 

No evento serão debatidas as bandeiras de lutas associadas à plataforma de luta nacional da CUT, dentre as quais a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanas sem diminuição dos salários, fim do fator previdenciário e o avanço da reforma agrária. Outro item constante da programação do décimo segundo CECUT é a composição da nova diretoria da entidade no Estado para o próximo triênio. Além disso, os delegados ainda apontarão quais serão os representantes locais ao décimo primeiro Congresso Nacional da CUT, que acontecerá de 9 a 13 de julho, em São Paulo.

 

O Congresso ainda culminará com a definição da pauta de reivindicações do Rio Grande do Norte à etapa nacional. A programação é a seguinte: hoje, quarta-feira, dia 30, de três da tarde às sete da noite, credenciamento; sete horas, solenidade de abertura; sete e meia, palestra sobre ‘Análise de Conjuntura’, proferida por José Antonio Spinelli; e, oito e meia, coquetel. Amanhã, quinta-feira, dia 31, o roteiro prossegue com o credenciamento dos participantes (entre oito da manhã e meio-dia); leitura e aprovação do Regimento Interno do décimo segundo CECUT/RN; palestra sobre ‘Formação e a Juventude no Contexto do Mundo Sindical’, por Luiz Antonio Ramos Freire e Jocelino Dantas Batista; e, palestra sobre ‘O Homem e a Mulher do Campo no Atual Contexto’, por Jessier Alves Fernandes e Maria Elenice Anastácio. Ainda amanhã o cronograma do Congresso Estadual da CUT, em Natal, sequencia com o almoço (meio-dia e meia); credenciamento dos suplentes (entre uma e seis da tarde); palestra sobre o tema ‘Dialogando sobre a Paridade’, por Eliete Vieira da Silva; e, quatro da tarde, debate das teses apresentadas. Na sexta-feira, 1º de junho, último dia de programação, o itinerário ficou assim estabelecido: continuação dos debates de teses (oito e meia da manhã); balanço geral da gestão da CUT/RN (nove e meia); plenária geral (10 e meia); e, eleição da nova diretoria da organização. O tema central do décimo segundo CECUT/RN é o mesmo do décimo primeiro Congresso Nacional da CUT, CONCUT.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT

Copyright © 2002-2011 CUT Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte
Rua Apodi, 156,Cidade Alta,Natal/RN | CEP- 59025-170 | Fones (84) 3201-2142 / 3221-3165

Assessoria Adriano Medeiros