CUT RN > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINTTEL PROPÕE MUDANÇA DE FILIAÇÃO À FEDERAÇÃO EM ASSEMBLÉIA

SINTTEL propõe mudança de filiação à federação em assembléia

17/06/2011

Escrito por: SINTTEL/RN

O modelo de organização sindical brasileiro encontra-se estruturado em três níveis, a saber: sindicatos, federações e confederações. Segundo este modelo, o sindicato é a unidade mínima; uma federação, por seu turno, pode ser constituída com, pelo menos, cinco sindicatos; e três federações podem organizar uma confederação.

No segmento dos trabalhadores em empresas de telecomunicações, os diversos sindicatos estaduais estão organizados em duas federações: a FITTEL e a FENATTEL. Nem sempre foi assim, na verdade: a FITTEL surgiu em meados da década de 1980 por decisão de alguns sindicatos que, antes, militavam na FENATTEL.

Em meados dos anos 1990 o SINTTEL/RN, antes igualmente filiado à FENATTEL, deliberou, em assembléia geral da categoria, filiar-se à FITTEL que, à época, detinha a maioria dos sindicatos de trabalhadores em telecomunicações no país.

À luz dos fatos novos ocorridos nos últimos anos, contudo, a direção do SINTTEL/RN refletiu e debateu a conjuntura atual e, por maioria, decidiu encaminhar a realização de uma assembléia geral da categoria e propor a filiação do sindicato à FENATTEL.

A assembléia geral está convocada para ocorrer na próxima segunda-feira, dia 20/06, na ASSEN, às 18h00. Será assegurada igual oportunidade para um representante de cada Federação apresentar cada uma delas, destacando bandeiras de luta, projetos e perspectivas para o futuro, tudo em favor da categoria.

É imprescindível a participação de todos em tão importante decisão. A direção do SINTTEL/RN espera que os debates ocorram no mais alto nível de civilidade, ética e respeito aos trabalhadores e aposentados em telecomunicações do Rio Grande do Norte.