CUT RN > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > DIRETORIA DO SINDICATO (CONLUTAS) DEFENDE O ISOLAMENTO

Diretoria do Sindicato (Conlutas) defende o isolamento

21/06/2011

Os Bancários do RN fora dos eventos da Campanha Nacional dos Bancários 2011.

Escrito por:

No encontro estadual dos bancários do RN organizado pelo sindicato, no dia 11/06, em sua sede, a diretoria do sindicato – conlutas - defendeu a proposta da não participação dos bancários do Rio Grande do Norte nos eventos setorias (Congressos do BB, CEF e BNB), regionais e nacionais da categoria, são nesses eventos que são aprovadas as reivindicações que serão levadas para as assembléias discutirem e deliberarem sobre a sua aprovação. No entanto a direção do sindicato mais uma vez defendeu a exclusão do RN nos fóruns nacionais e regionais, não dando a oportunidade aos bancários da base de participarem das discussões nos eventos mais importantes da nossa campanha salarial. Na conferência nacional estarão participando 90% dos sindicatos do país, através dos seus delegados eleitos nas assembléias dos seus sindicatos. O mais representativo fórum de debates da categoria que é a Conferência Nacional, com um papel importante na nossa campanha salarial, que irá contar com a participação de 695 bancários aprovando propostas das bases sindicais de todos os recantos do país e unificando a categoria com uma pauta de reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários 2011. A base do sindicato do Rio Grande do Norte foi alijada de sua participação com a proposta apresentada pela sua diretoria (conlutas), com o RN saindo isolado se achando maior que os demais sindicatos do país.

Defender a divisão da nossa categoria é não entender que independente do banco em que o companheiro venha a trabalha, ele é bancário, temos a Convenção Nacional, que conseguimos com muita luta, é um espelho para as demais categorias de trabalhadores, que almejam um dia alcançar essa conquista, não reconhecer essa conquista que faz parte da história do movimento sindical é um retrocesso, dividir a categoria é justamente o querem os patrões, unidos já é uma tarefa difícil, dividido é cair no individualismo deixando as lutas coletiva que nos trouxe grandes vitórias. Os diretores do sindicato mais uma vez se escondem nos discursos vazios. Para serem coerentes deveriam sair da campanha salarial após serem recebidos pelos patrões e obrigá-los a aceitarem as reivindicações defendidas pela diretoria(conlutas).

O que se ver é pura mesquinhez da direção, ou então medo que a base participe dos foros nacionais e regionais se integrando da realidade de uma campanha que a categoria necessita estar unida para enfrentar as feras do poder econômico, mais o que ser ver é simplesmente a preferência de se acovardar por não ter coragem de assumir o jogo da farsa com a nossa base, com propostas ilusórias, que ao final da campanha a única defesa a ser pelos diretores na assembléia, é o da demagogia “somos contra mais acompanhamos a maioria nacional”, que hipocrisia, esquecem as propostas defendidas e os discursos ferozes já conhecidos que fazem do seu dia-a-dia, que não tem outra coisa a dizer “máscara do disfarce” e que já vem sendo observado por vários companheiros e companheiras. Um dia a mascara cai.